VOLTAR

Bandagem é o que se utiliza para fazer uma imobilização parcial de uma área que sofreu uma lesão.

A bandagem se aplica em:

. Lesões musculares.
. Lesões de ligamentos.
. Lesões de tendões.

Vantagens da bandagem:
Este tipo de bandagem evita os efeitos secundários que se produzem como consequência da imobilização total. Estes tipos de efeitos não são de não poder realizar atividade física, os longos períodos de descanso que fazem com que massa muscular seja perdida, as lesões cutâneas e risco trombótico. É por isso que as imobilizações totais são para o tratamento de patologias graves.

A bandagem pode ser com fins terapêuticos ou preventivos

Bandagem terapêutica: a bandagem funcional permite conter e posicionar os tecidos lesionados, desta maneira se diminui a tensão. Com isso se consegue que os tecidos sejam curados e cicatrizem mais rapidamente e com menos dor. Com uma bandagem funcional, o paciente que tem a lesão verá limitados seus movimentos com uma bandagem terapêutica, mas, pelo menos, podem realizá-los.

Bandagem preventiva: a bandagem funcional é extremamente útil em lesões crônicas. Com ela são evitados movimentos extremos ou posições que agravem mais a lesão. A vantagem que tem a bandagem preventiva é que a funcionalidade da área afetada é perfeita.

As bandagens fazem com que os tecidos lesionados permaneçam inativos, isso favorece muito a cicatrização do tecido lesionado. Mas também permite que o paciente leve uma vida normal e realize suas atividades diárias. Este tipo de bandagem também é ideal para corrigir maus hábitos, ou para lesões crônicas.

VOLTAR